Dança Contemporânea

Viva essa Experiência!

Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança contemporânea foi paralelo, mas separado do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. 

A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base. O criador/intérprete em dança contemporânea pode partir de técnicas sistematizadas como ballet clássico, contato-improvisação, tap dance, dança flamenca ou algumas técnicas de danças modernas como Lester Horton, José Limón ou Martha Graham, entretanto, o resultado da dança não necessariamente é fiel às técnicas que foram solicitadas. 

A dança contemporânea não se define em técnicas ou movimentos específicos, pois o intérprete/bailarino ganha autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos e procedimentos de pesquisa como: improvisação, improvisação de contato, método Laban, técnica de release, Body Mind Centering (BMC) entre outras. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie as suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia do corpo. Aliado a isso, viu-se a necessidade de uma pesquisa teórica para complemento da prática.

O corpo na dança contemporânea é construído na maioria das vezes a partir de técnicas somáticas, incluindo o trabalho da conscientização do corpo e do movimento, como as técnicas de Alexander Feldenkrais, Eutonia, Klauss Vianna entre outras.

Nossas aulas são divididas por graduação respeitando a idade, o corpo físico de cada um e a experiência com a técnica que cada pessoa apresenta.

 

O aluno passa por uma aula experimental para avaliarmos em qual turma ele deve entrar.

Temos aulas a partir dos 12 anos de idade.

 

Roupa para aula

Roupa que não limite o movimento. Nos pés: meia.

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook Emovere Estúdio de Dança
  • Instagram Emovere estúdio de dança
  • Youtube Emovere estúdio de dança